sexta-feira, 13 de maio de 2011

Acne: como evitar e tratar


Quem nunca teve espinha no rosto em toda sua vida, que atire a primeira pedra. A espinha ou acne é aquela inconveniente bolinha vermelha que normalmente surge no rosto e principalmente na época da adolescência. Não necessariamente que só adolescentes venham a ter, pois em pessoas de idades diversas podem surgir também, até porque o aparecimento delas não está ligado a idade mas sim a produção de oleosidade na pele.

Como evitar:
1. O ideal é lavar o rosto com um sabonete adequado ao seu tipo de pele., pois a limpeza é importante, ela vai retirar da pele as impurezas e resíduos que ficam nos poros. Faça essa limpeza pela manhã e também à noite.
2. Após a limpeza deve-se tonificar a pele pois faz com que se equilibre a oleosidade. O ideal é que se use um tonificante sem álcool mas se sua pele foi muito oleosa mesmo ou mista prefira uma loção adstringente.
3. Na terceira etapa você deve hidratar a pele. Sim, mesmo se sua pele for oleosa você deve hidratá-la, no entanto se este for seu tipo de pele prefira hidratantes gel.
Os três passos acima devem ser feitos diariamente

4. Agora é importante também que se faça de tempos em tempos uma limpeza de pele para retirar cravos e espinhas e complemente com uma esfoliação. Lembre-se: recorra a um especialista para fazer essa limpeza. Nada de fica de cara para o espelho espremendo tudo que você vê pela frente!
5. Por último: alimente-se bem(comidas saudáveis, hein?) e “relax”! Evite se estressar, pois estresse piorar no aparecimento de espinhas

Como tratar:
1. Os dermatologistas tratam a acne (dependendo do grau de inflamação na pele) com remédios, antibióticos, hormônios e vitaminas.
2. Produtos para acne (aqueles disponíveis em farmácias, perfumarias...) podem ser usados no tratamento mas o ideal é que se consulte um médico primeiro. co.

Alguns cuidados especias:
1. Se sua pele é muito acneica evite o uso de maquiagem diária, deixe ela “respirar.” um pouco. Não que a maquiagem seja proibida mas é bom só usá-la com intensidade após você conseguir tratar toda a acne.
2. Nada de ficar cutucando a pele, hein? Pois além de poder espalhar a infecção, pode ainda acabar provocando cicatrizes.

Então, vamos cuidar de nossa pele e evitar essas incovenientes espinhas!

2 comentários:

  1. Para acne o legal também é se alimentar bem. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  2. Boa dica Celinha! Isso mesmo, uma boa alimentação é ideal não somente para o controle de acne mas também para manutenção de uma boa saúde!
    : ))

    ResponderExcluir