domingo, 1 de maio de 2011

Pés rachados? Como evitar e tratar.


Pés mal cuidados? Não dá, né meninas? Ásperos, grossos e (socorro!) rachados é o pesadelo de qualquer mulher, então como evitar de ficarem assim? E se já estiverem, tem solução?

Calma! (Don´t worry baby!) Para evitar, os cuidados são os mais simples possíveis, nada espetaculoso, simplesmente hidratar! Esse é o cuidado principal mas outros podem contribuir para o tratamento e prevenção como protegê-los dos efeitos solares (sim, é pra usar protetor solar no pé também),  uso de hidratantes específicos para eles, uso de sapatos confortáveis e solados macios.... Lembrando que os dermatologistas são quase unânimes numa outra questão: usar a lixa(ou pedra pome) diariamente não é recomendado em nenhum caso, porque tira a defesa da pele. 

A  questão da lixa é porque ao ter a pele lixada, o organismo funciona como se estivesse faltando algo naquela região e estimula ainda mais essa pele a se tornar espessa. Ou seja, você acaba fazendo com que seu pé fique mais "cascudo",  então,  o que se recomenda é realizar uma hidratação diária dos pés com cremes apropriados, pois este sim é um método mais eficiente e seguro.

Uma boa dica para ir resgatando a maciez da pele na região dos pés é untá-los à noite com hidratante e ir dormir de meias, para que seja potencializado o hidratante sobre eles.

Agora vale informar que às vezes a fissura nos calcanhares pode não ser sinal de falta de cuidado mas sim de doenças, inclusive diabetes. Por isso recomenda-se um acompanhamento também junto à um dermatologista, ou (se seu caso de fissura for devido à uma doença específica) o acompanhamento de outros médicos como endocrinologista, ortopedista...

Mas fica a dica meninas: Hidratem seus pezinhos diariamente!

10 comentários:

  1. Ótima dica, as vezes as mulheres cuidam tanto do rosto e do corpo e esquecem da "base" (srsrsrsrrsrs), os pés tbm são muito importantes!!
    Nunca tive esse problema, hidrato tanto meus pés quanto meu corpo inteiro (viciada em creme hidratante!!)

    www.xicaradechacomleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie =)

    Tdo bem?

    Tem SELINHOS esperando por você lá no meu Blog.

    Se gostar, siga-nos! Será um prazer ter vc com a gente!

    Com Carinho.

    Beijokas =*
    http://www.diadela.com.br
    Link do Selinho: http://migreme.net/18pl

    ResponderExcluir
  3. Tenho pés super sensíveis, pele fininha, não é grossa. Hidrato toda noite, não passo lixa (tenho horror rsrsr).
    Saúde e beleza andam juntas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. O meu é um pouco grossinho em alguma partes por causa do salto, mas deu uma boa melhorada depois que eu comecei a esfoliar e hidratar todos os dias, ia comprar uma lixa, mas agora vou passar longe rsrs

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor,

    Estou participando de um Concurso e vim pedir seu voto:

    http://bykarenkessler.blogspot.com/2011/05/estou-participando-do-concurso-de-porta.html

    Desde já meu muito obrigada :)

    Beijo,

    Karen

    ResponderExcluir
  6. isso de evitar lixar eu já sabia, minha irmã é dermato e já me falou. Normalmente eu uso hidratante nos pés.

    ResponderExcluir
  7. Débora, a hidratação é extremamente importante para mantermos uma pele saudável. Ser viciada em hidratante não é mal! Fique linda, cheirosa e com a pele maravilhosa!

    ResponderExcluir
  8. Eyka, obrigada pelo carinho em dar selinho aqui para o Blog. Já colocamos aqui na Página Selinhos!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Turquezza, o que vc faz é super correto, continue cuidando dos seus pés assim e eles continuarão macios e bonitos.

    ResponderExcluir
  10. Franh, esfoliar é muito bom também. Mas não é necessário fazer todos os dias, demartologistas indicam a esfoliação até 2 vezes na semana. Mas use sempre hidratante para os pés!

    ResponderExcluir